As escolas municipais Aristides José da Silva e Desembargador Souza Lima recebem oficialmente, na próxima segunda-feira (2), o prêmio pelo Projeto Conexão Comunidade, promovido pela empresa VLI Logística. As unidades escolares serão contempladas com R$ 10 mil cada uma em reconhecimento a iniciativas inovadoras que abordaram a segurança das comunidades no entorno da linha férrea. O evento de premiação será realizado às 13h, no auditório Ady Rosa de Freitas, no Centro Administrativo, e contará com a presença de alunos, professores, gestores da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e técnicos da VLI.
A edição deste ano contou com a participação de seis escolas da rede pública municipal, localizadas nas proximidades de linhas férreas. A escola Desembargador Souza Lima, no bairro Açude, desenvolveu o projeto “Magia dos Trilhos” e utilizou o teatro como ferramenta para promover a segurança ferroviária e o engajamento comunitário. Já a Aristides José da Silva, na região do Teresópolis, desenvolveu o projeto “Vivências culturais indígenas na escola”, com criações artísticas que envolveram pintura, música e artesanato, além da memória ferroviária local.
A diretora da Escola Municipal Desembargador Souza Lima, Vânia dos Santos Ribeiro, destacou a importância do prêmio. “É uma verba que nos permitirá ir além, ampliando o impacto das nossas iniciativas e inspirando ainda mais nossa comunidade escolar”.
“Ver nossos alunos envolvidos no desenvolvimento de projetos tão significativos e premiados por seus esforços é motivo de orgulho para toda a equipe. Esse recurso financeiro será fundamental para implementar ainda mais ações na escola,” afirmou a diretora da Escola Municipal Aristides José da Silva, Ana Mércia Pereira.
A secretária municipal da Educação, Marilene Pimenta, ressaltou a importância do projeto para a formação cidadã dos estudantes. “O Conexão Comunidade representa muito mais que um prêmio. Ele é uma oportunidade de resgatar valores culturais e fortalecer a integração entre escola e comunidade. Apostamos em uma educação que transforma e esse projeto é prova disso”.
Participaram do Conexão Comunidade as escolas municipais Sebastiana Diniz Mattos Cardoso, Israel José Carlos, Aristides José da Silva, Desembargador Souza Lima, Florestan Fernandes, e Maria da Conceição Brito.
Conexão Comunidade
O Projeto Conexão Comunidade é promovido pela empresa VLI Logística desde 2017, com apoio técnico da AIC, e é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em 2023, o programa beneficiou mais de 13 mil pessoas em diversos municípios do Brasil, reforçando práticas educacionais inovadoras e a valorização da memória ferroviária.